DISCIPULADO

Felipe Miranda O. Morais Discipulado Deixe Seu Comentário

Logo Discipulado

DOUTRINAS FUNDAMENTAIS

[ Hebreus 6:1-3 ]

 “Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. e isto faremos, se Deus o permitir.” (Hebreus 6:1-3)

Nesses versos, o escritor aos Hebreus, nos orienta a “deixar” os ensinos básicos a respeito de Cristo e avançar para a maturidade. Isso de modo algum quer dizer  “deixar” no sentido de “abandonar, esquecer, desprezar”, mas de não ficar estacionado nos primeiros ensinos e prosseguir no conhecimento de Deus.

O que é FUNDAMENTO?

 É a BASE, o ALICERCE de uma construção.

Esse fundamento são os ensinos embrionários (iniciais, básicos) do Evangelho e, portanto não deve ser novamente lançado, alterado.

A partir deles, devemos avançar em nosso estudo afim de que possamos avançar para a maturidade tendo bem estabelecido em nossas mentes as primeiras doutrinas da fé cristã.

Assim como numa construção o fundamento precisa estar bem firme, e só depois disso poderemos levantar as paredes. Do contrário, sem um fundamento firme e corretamente alinhado, ao levantar as paredes sobre essa base ao passar do tempo certamente toda a estrutura ruirá.

Do mesmo modo ocorre com nossa compreensão das Sagradas Escrituras, se não nos alimentamos corretamente do “leite” não poderemos suportar o “alimento sólido”.

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; 1 Pedro 2:2

 Quais são as primeiras doutrinas (FUNDAMENTAIS) que precisamos compreender?

 

  1. ARREPENDIMENTO
  2. BATISMOS
  3. IMPOSIÇÃO DE MÃOS
  4. RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
  5. JUÍZO ETERNO

 

  • Após ter esses ensinamentos bem firmados na mente, podemos prosseguir com segurança em nossa compreensão acerca de assuntos mais profundos nas escrituras, e essa base de ensino fundamentais estará sempre presente em todos os assuntos que houver profundidade dentro das escrituras sagradas!