Emunah

Rafael Mikio Ikeda Naka Discipulado Deixe Seu Comentário

  • O QUE É FÉ?

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” Hebreus 11:1 ACF

 

INTRODUÇÃO

A definição bíblica para FÉ é a do verso que introduz essa Lição. Ela é a base da esperança que faz o cristão seguir adiante, firmado nas promessas de Deus, as buscando com zelo em agradá-Lo, e deixando para trás as dúvidas, incertezas e incredulidades. Ela é o ponto de partida para o pecador conhecer ao Senhor e receber a salvação. Segundo o apóstolo Paulo, a fé nasce na vida de alguém quando se ouve e recebe a Palavra de Deus. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Romanos 10:17 ACF

Ter fé é vital para quaisquer níveis de relacionamento com Deus. É impossível esta comunhão sem ela, Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” Hebreus 11:6 ACF

 

I. Qual é o conceito de FÉ dentro das Escrituras Sagradas?

  • Pistis grego (Acreditar)
  • Emunah hebraico (Confiança, Fidelidade, Firmeza) = A palavra Emunah tem a mesma raiz de Emet hebraico (Verdade)
  • Fide latim (Fidelidade)

A definição desta palavra muitas vezes provoca confusão, pois algumas vezes fica parecendo que a “” é um salto no escuro rumo ao desconhecido. Quando tomamos a palavra “Emunah” que significa “confiança e fidelidade”, a sua definição se aproxima de obediência e isso está em conformidade com aquilo que temos nas Escrituras.

Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua (Emunah) viverá. Habacuque 2:4 ACF

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela . Romanos 1:17 ACF

E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela . Gálatas 3:11 ACF

Mas o justo viverá pela ; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38 ACF

Todos esses textos citados do Novo Testamento é preciso ser entendido à luz de Habacuque 2:4, porque desse texto é que o apóstolo Paulo ao escrever aos Romanos, define o conceito , assim também como está na epístola aos Hebreus, que vai muito além do que “apenas acreditar”, e sim é uma experiência profunda de confiança, fidelidade à verdade.

*OBSERVAÇÃO: No AT na Bíblia versões português (ARA e ACF), a palavra Emunah somente é traduzida por o texto de Habacuque 2:4, os demais textos aonde se encontra a palavra Emunah, estão traduzido por: Fidelidade, Fiel, Verdade, Estabilidade, Lealdade e etc.

 

II. A IMPORTÂNCIA DA FÉ PARA A SALVAÇÃO

 

A salvação em Cristo Jesus o Filho de Deus é dom mais precioso que recebemos em nossas vidas:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 ACF

E disse à mulher: A tua te salvou; vai-te em paz. Lucas 7:50 ACF

Leia a história da Mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus. (Lucas 7:36-50)

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8 ACF

*OBSERVAÇÃO: A é um dom (dádiva) de Deus, entretanto certos grupos afirmam erroneamente o seguinte: Pela fé ser um dom de Deus, o homem não interfere, nem tem participação alguma na salvação. Ou seja, para eles, Deus salva quem Ele quiser, e Deus é quem vai fazer o homem ACREDITAR. Ignoram que o próprio Deus nos adverte a dar ouvidos ao Espírito Santo (Hb 3:8,15;4:7), que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8), afim de nos gerar o arrependimento e conversão de vida.

Isso não procede das Escrituras Sagrada, o CRER é preciso estar ligado na OBEDIÊNCIA (FIDELIDADE) que é o real sentido de Emunah. A salvação foi Deus quem proveu através de Cristo Jesus. E sem esse grande ato de amor era impossível ao homem ser salvo por si mesmo, não fosse a graciosa intervenção divina abrindo-nos a Porta de acesso direto a Deus. Entretanto é necessário o homem CRER nesse grande ato de amor sacrificial. A partir do momento que você crê no sacrifício de Cristo, o Espírito Santo faz morada em sua vida e te ensina a ser FIEL e OBEDIENTE a Deus; então concluímos que de fato a FÉ é um DOM de DEUS, visto que somente com o Espírito Santo habitando em nós é possível sermos FIEIS.

(*Próximo tópico A VERDADEIRA FÉ DESCRITA NO LIVRO DE TIAGO)

IMPORTANTE: O ladrão na Cruz (Leia Lucas 23:39-43) ACREDITOU que Jesus era o Filho de Deus que tira o pecado do mundo e foi salvo, entretanto houve ARREPENDIMENTO, o primeiro passo para demonstrar FIDELIDADE (Emunah), se ele tivesse a oportunidade de sair da cruz, ele continuaria sendo fiel a Deus.

 

E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, REPREENDIA-O, dizendo: Tu nem ainda TEMES a Deus, estando na mesma condenação? E NÓS, na verdade, COM JUSTIÇA, porque RECEBEMOS o que os nossos feitos MERECIAM; mas ESTE NENHUM MAL FEZ. E disse a Jesus: SENHOR, lembra-te de mim, quando entrares no TEU REINO. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:39-43

 

Observe que a FÉ desse homem estava confirmada em uma declaração de FIDELIDADE:

 

  • REPREENDEU o malfeitor que blasfemava de Cristo;
  • TEMEU a Deus;
  • ASSUMIU que era pecador e que merecia o salário do pecado como cumprimento da justiça;
  • CONFESSOU que Jesus era justo e inocente;
  • RECONHECEU a Jesus Cristo como seu SENHOR e REI;
  • PREGOU o Evangelho do REINO!
  • FOI ELEITO pelo Senhor devido à sua FÉ VIVA!

 

a. PARA RECEBERMOS A FILIÇÃO DE DEUS O PAI

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:12-13 ACF

Porque todos sois filhos de Deus pela em Cristo Jesus.     Gálatas 3:26 ACF

Não é toda a humanidade que são filhos de Deus, e sim somente aos que tem FÉ em Cristo Jesus e no seu sacrifício pelo nossos pecados. Pois são guiados pelo Espírito Santo (Rm 8:14)

 

b. PARA AGRADAR A DEUS

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia(Pisteuo) que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6 ACF

 

c. PARA TERMOS A VIDA ETERNA

E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? João 11:26

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:18

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:15

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. João 3:36

 

d. PARA ALCANÇARMOS TESTEMUNHO

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Hebreus 11:1-2

Hebreus capitulo 11(leia) é a galeria daqueles que perseveraram na (Emunah), o contexto desse capitulo é o capitulo 10, em especial esse versículo 38: Mas o justo viverá pela fé(Habacuque 2:4); E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

 

e. PARA REALIZAR PRODÍGIOS E MILAGRES

E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mateus 17:20 ACF

O contexto desse versículo 20 é a história de um jovem lunático que muitas vezes caia no fogo e na água, os discípulos na conseguiram expulsar esse demônio; logo em seguida Jesus os repreende com essas palavras.

E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. Marcos 5:34 ACF

Essa mulher estava com um fluxo de sangue a doze anos, porem ela acreditou que Jesus poderia cura-la. Mateus 5:25-34 (leia)

Existem outros milagres e prodígios da parte de Jesus, entretanto no evangelho e João diz que tudo que Jesus fez não poderia contar em livros do mundo todo. João 21:25(leia)

A FÉ esta ligada a uma AÇÃO, entretanto muitas pessoas no meio cristão tem usado esse tipo de argumento para fazer comércio do evangelho. Por exemplo: “se você tem fé, compre isso ou aquilo, usando amuletos e etc.”

A verdadeira fé que te move para uma ação, não está ligada com nada que você possa oferecer como “barganha” diante de Deus.

*OBSERVAÇÃO: Nem sempre que pedimos uma cura ou qualquer outra coisa para Deus, isso implica em uma realização imediata, ou até mesmo na própria realização, precisamos pedir segundo o modelo de oração que Jesus nos ensinou é “SEJA FEITA A TUA VONTADE.”

Um grande exemplo é o rei Ezequias que adoeceu e o profeta Isaías disse que ele não viveria. Entretanto Ezequias orou e pediu para Deus poupar sua vida, e foi acrescentado mais quinze anos de vida ao rei. Porém após a cura Ezequias se orgulhou nas conquistas de Israel, e mostrou todos os tesouros ao rei da Babilônia. 1 Reis 20:1-21 (Leia)

 

III. A VERDADEIRA FÉ DESCRITA NO LIVRO DE TIAGO

 

Vamos analisar de acordo com o apóstolo Tiago como é definida a (EMUNAH), é muito mais do que apenas “acreditar”, e sim há uma envolvido com obediência, fidelidade e ação!

Exposição de versículo por versículo da carta de Tiago 2:14-26

  1. 14 – Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?

Aqui encontramos um questionamento extremamente importante ao qual todos os que professam CRER em Deus devem fazer a si mesmos: “Por acaso a fé sem as obras pode salvar? Evidentemente que a resposta é NÃO, como podemos ver nos versos 20 e 26  onde diz que “a fé sem obras é morta”. Por isso no verso 24 diz que “o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé”.

  1. 15 – E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
  2. 16 – E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
  3. 17 – Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
  4. 18 – Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

*COMENTÁRIO

Esses dois versículos 17 e 18 mostra a verdadeira FÉ (Emunah), é necessário às obras acompanharem essa FÉ. E que obras são essas?

Obras que estão ligadas com a FÉ, que estão ligadas com os mandamentos de Deus, ou seja, cumprindo os mandamentos de Deus (somente é possível o cumprimento se o Espírito Santo habitar em você), e assim você será OBEDIENTE e FIEL a Deus, que é o resultado de EMUNAH. (*Obras que estão ligadas com a Fé, [*vide o próximo estudo BOAS OBRAS])

  1. 19 –Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.

*COMENTÁRIO

Se a FÉ for apenas “ACREDITAR” por esse versículo podemos entender

CRER + OBRAS = VERDADEIRA FÉ (EMUNAH)

CRER – OBRAS = FÉ MORTA, ou seja, uma crer igual o de demônios.

  1. 20 – Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
  2. 21 – Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
  3. 22 – Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a foi aperfeiçoada.
  4. 23 – E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
  5. 24 – Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

*COMENTÁRIO

O versículo 24 é um texto que possivelmente aparenta uma contradição com dois textos das cartas de Paulo:

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16 ACF

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:28 ACF

Muitos alegam que esses textos aparentemente se contradizem. Por um lado, afirmam: “Tiago diz que somos JUSTIFICADOS TAMBÉM POR OBRAS, e Paulo diz que NÃO SOMOS JUSTIFICADOS POR OBRAS DA LEI, mas somente pela FÉ”.

Na verdade não existe contradição alguma. É necessário entender essa expressão OBRAS DA LEI, Tiago não usou essa expressão OBRAS DA LEI, a grande diferença está nessa palavra e no contexto quando se tem essa expressão “OBRAS DA LEI.”

OBRAS DA LEI são diferentes das OBRAS que Tiago enfatiza em sua carta, estudaremos como mais detalhes no próximo estudo.

  1. 25 – E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
  2. 26 – Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

*COMENTÁRIO

Esse assunto é muito importante, Tiago conclui fazendo uma analogia do CORPO (FÉ) sem o espírito (OBRAS) que esta morto(FÉ MORTA), ASSIM TAMBÉM É A FÉ SEM OBRAS.

CONCLUSÃO

Como você pôde notar, nós apresentamos duas consequências distintas de fé. Ou seja, a FÉ PRÁTICA, onde OBEDECEMOS diretamente ao mandado de DEUS, através do Espírito Santo em testemunho a fé que possuímos Nele e em Sua Palavra; essa fé chama-se EMUNAH(CRER + FIDELIDADE ou OBEDIÊNCIA = FÉ VIVA). E a outra consequência é de apenas acreditar SEM PRATICAR, ou seja, uma FÉ MORTA(CRER + DESOBEDIÊNCIA ou INFIDELIDADE = FÉ MORTA)

Lembrando que em primeiro lugar, deverá estar a fé e obediência(fidelidade) aos mandamentos de DEUS através do Espírito Santo, fator que contribuirá diretamente para nossa salvação, este é o plano do Criador.

ACREDITAR e PRATICAR = FÉ VIVA
ACREDITAR mas NÃO PRATICAR = FÉ MORTA