NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO…

Felipe Miranda O. Morais Apocalipse Simplificado Deixe Seu Comentário

NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO…

 

“Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, SABEIS QUE ESTÁ PRÓXIMO o verão. Igualmente, QUANDO VIRDES todas ESSAS COISAS, sabei que ele está próximo, mesmo às portas. Em verdade vos digo que não passará ESTA GERAÇÃO sem que todas essas coisas se cumpram. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.” Mateus 24:32-35

 

– VER QUE COISAS?

– QUE GERAÇÃO?

 

  • Muita gente confunde essas palavras, mas basta reler o texto que temos a elucidação do quê o Senhor Jesus Cristo estava falando quando citou essa parábola a fim de ilustrar os eventos que precedem a sua Vinda.

 

# QUEM SERIA “ESSA GERAÇÃO” A QUAL O SENHOR JESUS SE REFERE?

Essa é a geração que vai presenciar a Abominação da Desolação! Portanto, não se trata da “geração” que estava presente em Jerusalém naqueles dias. Afinal, o próprio Senhor Jesus conclui dizem que TUDO seria cumprido quando esses sinais acontecessem, o que certamente não aconteceu naquele tempo (por exemplo: a Vinda de Cristo e o Arrebatamento) – “não passará esta geração sem que TODAS essas coisas se cumpram”

 

OBSERVE:

QUANDO VIRDES O QUÊ?

“QUANDO, POIS, VIRDES que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, ESTÁ NO LUGAR SANTO; quem lê, entenda” Mateus 24:15

[* Para mais informações sobre a Abominação da Desolação – Vide MAIS INFORMAÇÕES no final desse Estudo Bíblico]

 

# A geração que ver a ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO terá a plena convicção da proximidade da Vinda de Cristo!

– SIGA OS EVENTOS DESDE A ABOMINAÇÃO ATÉ A VINDA DE CRISTO E O ARREBATAMENTO:

“… a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, ESTÁ NO LUGAR SANTO…” (Mateus 24:15) – “Porque haverá então grande tribulação …” (Mateus 24:21) – “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mateus 24:24) – “E, logo depois da aflição daqueles dias…” (Mateus 24:29) – ” … verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” (Mateus 24:30) – “… ajuntarão os seus escolhidos…” (Mateus 24:31)

 

# O SENHOR JESUS CONFIRMA QUE DEIXOU TUDO ISSO MUITO ESCLARECIDO:

“Eis que eu vo-lo tenho predito.” Mateus 24:25

 

# LOGO APÓS O SENHOR DEIXAR TODOS ESSES AVISOS PARA SEUS DISCÍPULOS ELE CONFIRMA QUE; A GERAÇÃO QUE PRESENCIAR TAIS EVENTOS, CERTAMENTE PRESENCIARÁ A SUA VINDA SOBRE AS NUVENS DO CÉU, COM PODER E GRANDE GLÓRIA!

“Em verdade vos digo que NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO sem que todas estas coisas aconteçam.” Mateus 24:34

 

# A PARÁBOLA SERVE PARA MOSTRAR QUE OS SINAIS SERÃO TÃO CLAROS E SIMPLES DE COMPREENDER COMO O BROTAR DAS FOLHAS DE UMA ÁRVORE

“Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.” Mateus 24:32

 

# ASSIM COMO VOCÊS SABEM DISCERNIR OS TEMPOS E AS ESTAÇÕES DAS PLANTAS, SABERÃO DISCERNIR OS EVENTOS QUE ANTECEDEM A VINDA DO SENHOR

“Igualmente, QUANDO VIRDES todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.” Mateus 24:33

 

 

 

# MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO– O QUE O SENHOR DISSE?

MATEUS 24:15

“QUANDO, POIS, VIRDES que A ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda”

 

MARCOS 13:14

“Ora, quando vós virdes A ABOMINAÇÃO DO ASSOLAMENTO, que foi predita por Daniel o profeta, estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes.”

 

– O QUÊ O PROFETA DANIEL FALOU SOBRE ISSO?

 

DANIEL 12:11

“E desde o tempo em que O SACRIFÍCIO CONTÍNUO FOR TIRADO, e posta a ABOMINAÇÃO DESOLADORA, haverá mil duzentos e noventa dias.”

 

DANIEL 11:31

“E braços serão colocados sobre ele, que profanarão o santuário e a fortaleza, e TIRARÃO O SACRIFÍCIO CONTÍNUO, estabelecendo ABOMINAÇÃO DESOLADORA.”

 

DANIEL 9:27

“E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará CESSAR O SACRIFÍCIO e a oblação; e sobre a asa das ABOMINAÇÕES virá o ASSOLADOR, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. ”

 

– OBSERVE QUE O ÍDOLO (IMAGEM DE ESCULTURA) SEMPRE ESTÁ LIGADO A ABOMINAÇÃO:

1 REIS 11:7 – “Então edificou Salomão um alto a Quemós, a ABOMINAÇÃO dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a ABOMINAÇÃO dos filhos de Amom.”

 

– A EXPLICAÇÃO:

DEUTERONÔMIO 7:25,26 – “As IMAGENS DE ESCULTURA de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois ABOMINAÇÃO É AO SENHOR TEU DEUS. Não porás, pois, ABOMINAÇÃO em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é.”

 

 

– O QUÊ SERIA ESSA TAL “ABOMINAÇÃO DESOLADORA”?

 

 

A ABOMINAÇÃO DESOLADORA está ligada ao culto.

 

Mais especificamente às orações dos santos que chegam até Deus como um incenso (Apocalipse 8:3,4; Apocalipse 5:8).

 

Isso está conectado ao que ocorreu com Daniel que orava a Deus 3 vezes ao dia. Pelo decreto do rei Dario, qualquer pessoa que dirigisse orações a Deus ou quaisquer “divindades”, ou qualquer outro homem que não fosse ele, teria consequência a pena de morte (Daniel 6:7).

 

Outra figura do abominável da desolação também está em Daniel, capítulo 3. Onde vemos sendo criada uma estátua de Nabucodonosor e ele mesmo decretando a sentença da pena de morte aos que não se prostrassem e adorassem à sua imagem (Daniel 3:11)

 

Da mesma maneira o anticristo estabelecerá essa lei, na tentativa de impedir o sacrifício diário das tardes e manhãs (2 Tessalonicenses 2:4). Sendo assim, qualquer pessoa que negar culto à imagem da besta, será condenada à morte (Apocalipse 13:15-17)

 

A IMAGEM DA BESTA – A ABOMINAÇÃO DESOLADORA

E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que FIZESSEM UMA IMAGEM À BESTA que recebera a ferida da espada e vivia. Apocalipse 13:14

 

E foi-lhe concedido que DESSE ESPÍRITO À IMAGEM DA BESTA, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não ADORASSEM A IMAGEM da besta. Apocalipse 13:15

 

“E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: SE ALGUÉM ADORAR a besta, e a SUA IMAGEM, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que ADORAM A BESTA E A SUA IMAGEM, e aquele que receber o sinal do seu nome.’ Apocalipse 14:9-11

 

E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que ADORAVAM A SUA IMAGEM. Apocalipse 16:2

 

 

– FALANDO DA “VINDA DE CRISTO E O ARREBATAMENTO”, O APÓSTOLO PAULO ESCLARECE SOBRE O FATO DE O ANTICRISTO (o homem do pecado, o filho da perdição) TENTAR USURPAR O LUGAR DE DEUS, ANTES DA VINDA DO SENHOR (VIDE TAMBÉM VERSOS 1 E 2)

2 TESSALONICENSES 2:3-4

 

“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que ANTES venha a apostasia, e se manifeste O HOMEM DO PECADO, o FILHO DA PERDIÇÃO, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que SE ASSENTARÁ, COMO DEUS, NO TEMPLO DE DEUS, querendo parecer Deus.”

 

– OBSERVE QUE A ABOMINAÇÃO ESTÁ NO LUGAR SANTO!

 

MATEUS 24:15

“QUANDO, POIS, VIRDES que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, ESTÁ NO LUGAR SANTO; quem lê, entenda”

 

MARCOS 13:14

“Ora, quando vós virdes A ABOMINAÇÃO DO ASSOLAMENTO, que foi predita por Daniel o profeta, ESTAR ONDE NÃO DEVE ESTAR (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes.”

 

# CONCLUSÃO

Portanto, qualquer interpretação que tende a apresentar que essa passagem da imagem da besta já está estabelecida está incorreta. Por quê? Pelo fato de que a geração que presenciar a abominável desolação não passará. Portanto, aqueles que afirmam ter ocorrido com a ICAR desde os séculos passados estão enganados segundo as Escrituras.