A RESSURREIÇÃO

Felipe Miranda O. Morais Apocalipse Simplificado Deixe Seu Comentário

# A RESSURREIÇÃO

 

# Quando alguém se depara com as revelações dadas aos profetas, muitas vezes ficam confusos e ignoram o fato de que as revelações são progressivas; isto é, foram aos poucos sendo esclarecidas até aos tempos do fim.

 

# Veja, por exemplo, o que acontece quando alguém lê o profeta Daniel sem discernir essa realidade:

 

“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” Daniel 12:2

 

Até mesmo Daniel tentou compreender isso mas não pôde. O que foi revelado a ele é que haverá ressurreição. Porem, somente João revela a sequência dos fatos, distinguindo a primeira e segunda ressurreição!

 

Veja que Daniel tentou entender: “E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.” Daniel 12:9

 

Mas a João é revelado: “NÃO SELES as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.” Apocalipse 22:10

 

João, em Apocalipse, confirma que haverá a ressurreição de salvos e ímpios, porém diz:Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.” Apocalipse 20:5

 

Veja o que acontece no final desse mesmo capítulo: “E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” Apocalipse 20:13-15

 

O anjo somente revelou a Daniel que haverá ressurreição de salvos e ímpios, porém não revelou a ordem dos fatos.

 

A REVELAÇÃO PROGRESSIVA:

 

# Assim como ocorrem em Gênesis 1 que diz: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27

 

# Quem lê somente esse verso, tem a impressão de que “homem e mulher” foram criados juntos, no mesmo instante… Mas ao ler adiante, a sequência dos fatos nos é revelada:

 

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7

 

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”

Gênesis 2:18

 

Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.”

Gênesis 2:21-23

 

# Vamos voltar ao nosso assunto principal e maravilhoso: A RESSURREIÇÃO

# Muitas pessoas me perguntam sobre esse importante ensino e tenho o maior prazer em instruí-los de acordo com o que a Palavra de Deus nos orienta.

– Por isso, gostaria de responder algumas perguntas do tipo:

POR QUÊ? COMO? QUANDO? Etc…

 

# A ressurreição é o principal pilar da nossa fé!

1 Coríntios 15:13,14 – “E, SE NÃO HÁ RESSURREIÇÃO DE MORTOS, também CRISTO NÃO RESSUSCITOU. E, se Cristo não ressuscitou, logo É VÃ A NOSSA PREGAÇÃO, e também É VÃ A VOSSA FÉ.”

 

# Afinal, A PROMESSA da VIDA ETERNA só poderá se cumprir mediante a RESSURREIÇÃO!

1 João 2:25 – “E esta é A PROMESSA que ele nos fez: a VIDA ETERNA.”

 

# POR QUE é necessário haver a RESSURREIÇÃO?

1 Coríntios 15:53 – “PORQUE convém que isto que é CORRUPTÍVEL se revista da INCORRUPTIBILIDADE, e que isto que é MORTAL se revista da IMORTALIDADE.”

 

# Todos os inimigos serão derrotados. Agora observe esse versículo:

1 Coríntios 15:26 -“Ora, O ÚLTIMO INIMIGO que há de ser aniquilado É A MORTE.”

 

# Como se pode aniquilar a morte?

– Através da RESSURREIÇÃO em Cristo, isso é:

a VIDA ETERNA!

1 Coríntios 15:54 – “E, QUANDO isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, ENTÃO CUMPRIR-SE-Á a palavra que está escrita: TRAGADA FOI A MORTE na vitória.”

 

# COMO acontecerá a RESSURREIÇÃO?

– Será um evento muito organizado. Haverá uma sequência de fatos. Observe atentamente:

  • A TRANSFORMAÇÃO DOS CORPOS DOS SALVOS QUE ESTIVEREM VIVOS

– (A ressurreição é UM MISTÉRIO revelado a nós!)

1 Coríntios 15:51,52 – “Eis aqui vos digo UM MISTÉRIO: Na verdade, NEM TODOS DORMIREMOS, mas TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante A ÚLTIMA TROMBETA; porque a trombeta soará, e OS MORTOS RESSUSCITARÃO INCORRUPTÍVEIS, e nós SEREMOS TRANSFORMADOS.”

(* a palavra “dormir” aqui empregada tem o sentido de “morrer”)

 

# Por que o apóstolo Paulo declara que “nem todos dormiremos”? Pelo fato de que, quando o Senhor Jesus se manifestar nas nuvens, haverá crentes vivos:

1 Tessalonicenses 4:15 – “Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, OS QUE FICARMOS VIVOS para a vinda do Senhor, NÃO PRECEDEREMOS os que dormem.”

(* preceder = anteceder; quer dizer que ninguém subirá, ou seja, será arrebatado antes da ressurreição dos demais irmãos!)

 

  • RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

1 Tessalonicenses 4:16 -“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e OS QUE MORRERAM EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO.”

 

  • O ARREBATAMENTO DE TODOS OS SALVOS

(os vivos transformados + os ressurretos em novo corpo)

1 Tessalonicenses 4:17 – “DEPOIS nós, OS QUE FICARMOS VIVOS, seremos arrebatados JUNTAMENTE COM ELES nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”

(* ressurretos = aqueles que foram ressuscitados)

 

# QUANDO será a RESSURREIÇÃO?

– Não importa o que alguns comentaristas afirmam, pois a Bíblia nos fala que a Ressurreição acontecerá no ÚLTIMO DIA…

Confira:

João 6:39 – “E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o RESSUSCITE NO ÚLTIMO DIA.”

 

João 6:40 – “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA.”

 

João 6:44 -“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA.”

 

João 6:54 – “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA.”

 

# Marta, irmã de Lázaro, compreendeu tão bem esse ensinamento de Jesus, que quando o Senhor lhe disse que seu irmão ressuscitaria observe o que ela declarou:

João 11:23,24 – “Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na RESSURREIÇÃO DO ÚLTIMO DIA.”

 

# COMO SEREMOS?

1 João 3:2,3 – “Amados, agora somos filhos de Deus, e AINDA NÃO É MANIFESTO O QUE HAVEMOS DE SER. Mas sabemos que, QUANDO ELE SE MANIFESTAR, SEREMOS SEMELHANTES A ELE; porque assim como é, o veremos. E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.”

 

Filipenses 3:20,21 – “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que TRANSFORMARÁ O CORPO DA NOSSA HUMILHAÇÃO, PARA SER CONFORME AO CORPO DA SUA GLÓRIA, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.”

 

Lucas 20:34-36 – “E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque JÁ NÃO PODEM MAIS MORRER; pois SÃO IGUAIS AOS ANJOS, e são FILHOS DE DEUS, sendo FILHOS DA RESSURREIÇÃO.”

 

# OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

 

# Esse MISTÉRIO da Ressurreição, o Senhor já havia mostrado a Moisés!

Lucas 20:37,38 – “E QUE OS MORTOS HÃO DE RESSUSCITAR TAMBÉM O MOSTROU MOISÉS junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, DEUS NÃO É DEUS DE MORTOS, MAS DE VIVOS; porque PARA ELE VIVEM TODOS.”

 

# Para o Senhor, todos os que morreram em Cristo estão vivos!

João 11:25,26 -“Disse-lhe Jesus: Eu sou a RESSURREIÇÃO e a VIDA; quem crê em mim, ainda que esteja morto, VIVERÁ; E todo aquele que vive, e crê em mim, NUNCA MORRERÁ. Crês tu isto?”

 

# Essa é a BENDITA ESPERANÇA:

Tito 1:2 – “Em ESPERANÇA da VIDA ETERNA, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos”

 

Tito 2:13 – “Aguardando a BEM-AVENTURADA ESPERANÇA e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo”

 

Tito 3:7 – “Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a A ESPERANÇA DA VIDA ETERNA.”

# Nosso CORPO NATURAL não suportaria viver diante da Glória de Deus!

1 Coríntios 15:50 – “Mas digo isto, irmãos, que CARNE E SANGUE NÃO PODEM herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção.”

———-

Romanos 8:11 – “E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus HÁ DE VIVIFICAR TAMBÉM OS VOSSOS CORPOS MORTAIS, pelo seu Espírito que em vós habita.”

 

A ressurreição é um ponto fundamental na fé cristã, sem a qual ela perde completamente o nexo, tornando-se em algo ineficiente. Ela deve dar segurança ao cristão de que Deus, ao ressuscitar Jesus dos mortos, também nos ressuscitará, e a importância desta esperança reside no fato de devermos levar o Evangelho de vida, e vida eterna a todos os homens, orando ao Espírito Santo para convertê-los a Cristo, a verdade.

 

Ora, Deus, que também RESSUSCITOU o Senhor, nos RESSUSCITARÁ a nós pelo seu poder. 1Coríntios 6:14

 

Qualquer ensino a apelar para uma não ressurreição do corpo é inconsistente com a Bíblia, e mentiroso.

 

Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.

E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

1 Coríntios 15:16-19

 

 

“Portanto, CONSOLAI-VOS uns aos outros com estas palavras.”

1 Tessalonicenses 4:18