A VISÃO DOS 4 ANIMAIS – Daniel 7

Felipe Miranda O. Morais Apocalipse Simplificado Deixe Seu Comentário

A VISÃO DOS 4 ANIMAIS – Dn 7

 

# 1ª PARTE – [Daniel 7:2-15]– A VISÃO DOS 4 ANIMAIS, OS 10 CHIFRES E O CHIFRE PEQUENO

# 2ª PARTE – [Daniel 7:16-28] – A INTERPRETAÇÃO

_____________________________________________

 

– A VISÃO DOS 4 ANIMAIS E A INTERPRETAÇÃO:

 

# O MAR E OS QUATRO VENTOS:

O MAR – (Dn 7.2-8) – O mar é frequentemente usado em visões bíblicas como símbolo de NAÇÕES em tribulação (Isaías 17.12-13); “QUATRO VENTOS” do céu são usados para indicar os quatro pontos cardeais – norte, sul, leste e oeste – e simbolizam toda a terra. Cada um dos “quatro animais, grandes” representa um reino, correspondente aos reinos relacionados à imagem de Nabucodonosor. Daniel viu, então, uma enorme sala do trono, onde o Deus da história dispensaria seu juízo contra os animais grandes e seus reinos seriam entregues a “um como o Filho do Homem”.

_____________________________________________

# LEÃO com asas de Águia

(Império Babilônico)

O LEÃO alado (Dn 7.4) representava o Império Babilônico e Nabucodonosor. Jeremias também utilizou a alegoria do Leão e da Águia (Jeremias 49.19-22).

_____________________________________________

# URSO com 3 costelas na boca

(Império Medo-Persa)

O URSO (Dn 7.5), “o qual se levantou sobre um dos seus lados” (CIRO, o Persa, foi maior que DARIO, o Medo) tendo na boca “três costelas” entre seus dentes, representa o Império Medo-Persa como a nação mais forte. As costelas possivelmente significam as principais nações por ela conquistadas: Lídia, Babilônia e Egito.

_____________________________________________

# LEOPARDO com 4 cabeças e 4 asas

(Império Macedônico – Grécia)

O LEOPARDO (Dn 7.6), com quatro assas e quatro cabeças, simboliza (Grécia) o reinado grego sob ALEXANDRE, o grande, que varreu o mundo conhecido até então com velocidade e poder espantosos (como que com “asas”). Os historiadores registraram que Alexandre chorou por não existirem mais mundos para serem conquistados. Depois de sua morte, o grande império de Alexandre foi dividido entre quatro de seus generais (quatro cabeças):

GENERAL TERRITÓRIOS
CASSANDRO

SELEUCO

LISÍMACO

PTOLOMEU

Macedônia e a Grécia

Babilônia, Síria e parte do Oriente Médio

Trácia e parte da Ásia Menor

Egito, Líbia e parte da Arábia

_____________________________________________

# ANIMAL TERRÍVEL e espantoso

(Império Romano)

O QUARTO ANIMAL (Dn 7.7), embora não tenha um nome em sua descrição, era “terrível, espantoso e sobremodo forte”, com dentes de ferro, o mesmo metal que representava o Império Romano na estátua do sonho de Nabucodonosor (Dn 2.40). Como aquela estátua tinha dez dedos nos pés, esse animal tinha dez chifres, representando uma força imensa e descomunal (veja Apocalipse 13:1-2).

 

# CHIFRE PEQUENO e os 10 chifres sobre o 4º animal

(Governo do Anticristo com 10 reis)

 

# TRIBUNAL CELESTIAL

(A Vinda de Jesus)

 

O “ANCIÃO DE DIAS” (Dn 7.9) refere-se ao Deus Pai (veja também Dn 7.13). Esse título define a existência eterna de Deus. Os reinos desse mundo serão julgados por Deus.

 

O “FILHO DO HOMEM” (Dn 7.13) é a descrição que Jesus Cristo usa mais adiante para si (Mt 8.20; Mc 14.62). Mais do que ser um dos quatro animais grandes mencionados – Leão (Dn 7.4), Urso (Dn 7.5), Leopardo (Dn 7.6) ou incomparavelmente terrível, o divino Rei dos reis virá em forma humana. Contudo, ele será a representação perfeita da humanidade. Esse é o Filho do Homem e o Filho de Deus – nosso Senhor Jesus Cristo. Todos os reinos o servirão (Filipenses 2.10).

 

# 4º animal (CHIFRE PEQUENO) perde seu domínio e é destruído

(O Anticristo(besta) e o Falso Profeta são lançados no lago de fogo – Apocalipse 19:20)

 

# Os santos do Altíssimo recebem o Reino

(O Reino Eterno de Cristo)

 

A Mensagem nos sonhos de Daniel é clara (Dn 7.8): o Reino de Deus prevalecerá sobre todo reino da terra e jamais terá fim. Os estudiosos concordam que alguns elementos dessa parte da visão reverem-se à ascensão e governo do período do primeiro Império Romano, enquanto que os demais elementos referem-se a um futuro poder político. Por exemplo, fica claro que esse pequeno chifre refere-se a um governante mundial, no futuro, que será tão poderoso que trará grande sofrimento ao povo de Deus, chegando a desafiar o próprio Deus [Anticristo] (veja Daniel 11:36-37; 2 Tessalonicenses 2:3-12; Apocalipse 13:5-6).

 

# O CUMPRIMENTO DA PROFECIA
[Apocalipse 13:1-10]

 

A BESTA QUE SOBE DO MAR – (O ANTICRISTO)

(O ANTICRISTO = CHIFRE PEQUENO – observe as características de todos os demais animais: LEOPARDO, URSO, LEÃO, DRAGÃO – o animal terrível e espantoso!)

 

# Essa visão é mais bem compreendida se acompanhada dos sonhos e visões de Nabucodonosor, em Dn 2.