Gênesis 39 – José na Casa de Potifar

Felipe Morais Uncategorized Deixe seu comentário

PARA BAIXAR ESSE ESTUDO EM PDF CLIQUE AQUI

O Caráter de José foi provado em várias circunstâncias

Certa vez Thomas Babington disse que “a medida do caráter de um homem é o que ele faria se soubesse que nunca seria descoberto”.

Sendo assim, ele certamente concordaria que o caráter de José é impecável.

  • 1ª EXALTAÇÃO – Por seu pai

Só para que você possa se recordar:

A primeira exaltação de José foi quando o seu pai, Jacó, que o amava mais que seus outros filhos, lhe deu uma túnica de várias cores (Gn 37.3).

A exaltação começa por suas vestes… Guarde isso!

  • Como José se identifica com Cristo nesse primeiro momento? Exatamente!

Assim como José Jesus é o Filho Amado do Pai – (Mt 3:17; Mc 1:11; 12:6; Lc 9:35; Jo 3:35; 2 Pe 1:17)

  • VENDIDO PELA 1ª VEZ – Pelos seus próprios irmãos!

No capítulo 37, vimos que JUDÁ propõe aos seus irmãos que eles VENDESSEM José aos ismaelitas (v.26), e passando os mercadores midianitas eles o tiraram da cova e o venderam por 20 moedas de prata (v.27). Essa foi a 1ª vez que José foi vendido…

  • Isso te lembra alguma coisa? Exatamente! Jesus foi vendido por Judas (que é o mesmo que Judá em grego) 30 moedas de prata! (Mateus 26.15; 27.3,9; Zc 11.12,13)
  • VENDIDO PELA 2ª VEZ – Pelos midianitas e ismaelitas

Em Gn 37:36 vemos que os midianitas venderam José a Potifar… Mas ao chegar no capítulo 39, o tema desse nosso estudo, ficamos sabendo que José foi vendido a Potifar, pelos ismaelitas. Assim sabemos que, nesse tempo, os midianitas e ismaelitas já eram um povo que estavam unidos, em especial, nos propósitos comerciais. Essa foi a 2ª vez que José foi vendido…

  • José, como uma figura de Cristo, foi levado ao Egito… (Gênesis 37.36; 39:1)
  • 2ª EXALTAÇÃO – Por Potifar

Em Gênesis 39:1-6 somos informados que: José havia sido levado para o Egito, onde o egípcio Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía. Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo. Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida. José era atraente e de boa aparência.

José certamente tinha muitas qualidades. Mas vamos destacar algumas: OBEDIENTE ao seu pai, SERVO correto na mordomia de Potifar, BELEZA física (assim como sua mãe Raquel – Gn 29.17) e FIDELIDADE ao Senhor.

  • 1ª TENTAÇÃO – A Mulher de Potifar

Certamente que se tratava de uma bela mulher, uma vez que Potifar tinha alta estima entre os oficiais do rei. Isso quer dizer que poderia escolher a mulher que queria se casar, e seguramente seria a mais bonita possível.

A Bíblia diz que essa mulher tentou seduzir José todos os dias! Ele resistiu firmemente até que ela encontrou a oportunidade onde não havia ninguém em sua casa para dar o último golpe naquele jovem que estava tão difícil de ser convencido por suas cantadas.

A Bíblia diz em (Gênesis 39:11,12) que: Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava. Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: “Vamos, deite-se comigo!” Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.

Outra vez suas vestes pararam nas mãos dos inimigos!

Você se lembra da primeira vez que isso aconteceu? Isso mesmo, quando seus irmãos o venderam e sujaram suas vestes com sangue para ocultar os seus pecados diante de seu pai Jacó. Agora essa mulher faz o mesmo com as vestes de José afim de se vingar dele e ocultar sua transgressão.

  • Sendo José uma figura de Cristo, o que as vestes José tem a ver com Jesus?

A respeito do Messias o salmista diz:

“Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.” Salmos 22:18

Todos os 4 Evangelistas dão testemunho do cumprimento desse salmo profético:

(Mt 27:35; Mc 15:24; Lc 23:34; Jo 19:24)

  • PRISÃO – Na Casa do Cárcere

José foi acusado de tentativa de estupro e estava agora trancado na Casa do Cárcere que ficava exatamente dentro dos limites da Casa de Potifar que era o Capitão da Guarda do rei! (confira: Gn 40.3 com Gn 37.36 e 39.1,20).

Mas uma coisa maravilhosa nos é apresentada quando a Bíblia diz que “o Senhor estava com ele” (Gn 39:21)!

Assim, José conquistou a simpatia do carcereiro-mor…

  • 3ª EXALTAÇÃO – Pelo Carcereiro-Mor

Pelo Senhor ser favorável a José que foi preso inocentemente, em Gn 39:22,23 lemos que o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava.

Assim, temos a terceira exaltação de José! Calma José, você é uma figura do Messias…

Você ainda vai chegar longe… Um Reino lhe espera…

TEMA: CURSO BÍBLICO ONLINE – Gênesis 39

MATERIAL ELABORADO POR: Pr. Felipe Morais

CONTEÚDO TEOLÓGICO SUPERVISIONADO POR: Pr. Rafael Mikio Ikeda Naka

Elaborado em Novembro de 2013

Revisado em Julho de 2019

PARA BAIXAR ESSE ESTUDO EM PDF CLIQUE AQUI