Quem incitou a Davi: Deus ou Satanás?

Felipe Morais Uncategorized Deixe seu comentário

Lembra desse “problema” clássico?

>Questão – Quem incitou a Davi: Deus ou Satanás?

>Texto 1 (DEUS?)

2 Samuel 24
1. A ira do Senhor tornou a acender-se contra Israel, e O SENHOR INCITOU A DAVI contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

[NOTA: A Septuaginta (LXX) traz o seguinte versão: “A ira do Senhor tornou a acender-se contra Israel, e Satanás incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.”]

>Texto 2 (SATANÁS?)

1 Crônicas 21
1. Então SATANÁS se levantou contra Israel, e INCITOU Davi a numerar Israel.

>O que aconteceu?

Quanto ao Censo, provavelmente, naquela ocasião Davi estava confiando no seu braço (quantidade de homens) para se exaltar.

Resumindo: Soberba, altivez. E Deus abate o soberbo. Davi foi provado por Deus e Satanás o tentou, então Davi não foi aprovado nisso aí.

Assim como Jesus passou a provação no deserto, sendo tentado pelo diabo, mas Cristo venceu!

> O mesmo aconteceu na vida de Jó!

Satanás toca nele e em tudo o que lhe pertencia… Mas como Jó era servo, tinha um Senhor (Dono), então ele não dá moral para Satanás e atribui todo seu destino Àquele que merece toda honra e glória!

Jó 2:10
“Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.”

Jó estava tão convicto de que ele era propriedade exclusiva de Deus, mesmo que o inimigo tocasse nele ainda assim a autoridade estava com seu DONO, O SENHOR!

“DEUS NÃO FAZ PEDIDOS,
ELE DÁ MANDAMENTOS!”

Filipenses 2:10,11
“para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”

Devemos lembrar desse princípio:

Tiago 1:13
“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.”